CMM Embalagens

Setor de embalagens de papelão aposta em ano promissor

O mercado brasileiro de caixas de papelão ondulado – considerado termômetro da economia – iniciou 2023 com desempenho positivo. De acordo com dados da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), as expedições brasileiras de papelão ondulado subiram 3,3% em janeiro, na comparação anual. Já em fevereiro, segundo prévia da entidade, a atuação encerrou com leve alta, de 0,1%. Por dia útil, a expedição no último mês foi de 12.741 toneladas, 4,5% acima do registrado no mesmo mês de 2022, que teve um dia útil a mais.

Na Mazurky, por exemplo, indústria de embalagem de papelão ondulado, localizada em Mauá (SP), os dois primeiros meses do ano confirmam as estatísticas da Empapel. “Mesmo com uma leve queda nos preços da matéria-prima, o faturamento cresceu 15% em relação ao primeiro bimestre do ano de 2022, o que gera uma grande expectativa para o ano”, fala o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz. Para 2023, a projeção de crescimento do setor é estimada de 3% a 3,5%, segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas, divulgados pela Empapel.

As boas perspectivas são fortalecidas com as datas sazonais, como a Páscoa e o Dia das Mães, que movimentam o consumo. As demandas impulsionam não só o faturamento, mas também a geração de empregos. “Estamos com cinco vagas abertas para reforçar nossa equipe e atender aos pedidos que vem chegando”, conta Mazurkyewistz.

O cenário promissor estimula, ainda investimentos para ampliar as oportunidades. A Mazurky adquiriu uma impressora digital vinda da Espanha, com tecnologia inédita na indústria de embalagem do Brasil. O equipamento reproduz, na íntegra, as cores de qualquer marca no papelão, papelão branco, cartão, inclusive no kraft, resultando em imagens com qualidade de fotografia, permitindo a empresa atuar, além da produção de embalagens, também no setor gráfico e de comunicação visual. “Essa máquina é uma aposta nossa para ampliar o leque de atuação, mostrar o potencial que as embalagens podem ter para os negócios, acompanhar as tendências e exigências dos consumidores e, assim, gerar competitividade. Com esse grande investimento que fizemos, projetamos aumentar o faturamento em 20% e estamos otimistas quanto ao futuro do setor e, consequentemente, em alcançar nossa meta”, conclui.

Sobre a Mazurky

Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

Fonte: https://www.ibtec.org.br/midias/noticia/setor-de-embalagens-de-papelao-aposta-em-ano-promissor

LEIA TAMBÉM